quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Do que você PRECISA?

Você já parou para pensar nisso? Normalmente estamos sempre atentos ao que QUEREMOS, e deixamos de lado aquilo que PRECISAMOS. Vivemos em uma era consumista, estamos sempre QUERENDO aquilo que se nos apresenta em anúncios de publicidade ou em filmes e novelas como extremamente atraentes. Mas você já parou para pensar se aquilo que você QUER é aquilo que você PRECISA?

Não, esse post não é nenhum ataque ao consumismo, mas sim foca nossas reais necessidades pessoais, tanto materiais, quanto psicológicas, físicas e até espirituais. Consumir é bom, faz parte, mas não preenche certas lacunas. Se você está carente, não adianta ir ao shopping estourar o limite do seu cartão de crédito em presentinhos para você, pois isso NÃO vai suprir sua carência emocional... sem contar que ainda pode lhe colocar em uma bela encrenca para pagar depois o tal cartão. Com essa atitude você acabará por ter DOIS problemas: um emocional e um financeiro.

FOCO. Para tudo. Problemas foram feitos para serem resolvidos, e não protelados ou agravados por atitudes impensadas. Se você tem um problema emocional, se foque no seu emocional. O que seu coração PRECISA? Um amor, uma paixão, uma alegria? Para se sentir vivo você precisa estar com seu coração aquecido e saltitante? Então se foque no seu coração. O que faz seu coração sentir-se feliz? Normalmente a resposta é muito simples: dar e receber amor. A troca de energia boa que o amor proporciona. Ah, mas hoje é muito difícil construir um relacionamento estável e saudável, você vai me dizer. Concordo.

Porque continuar aceitando em sua vida relacionamentos amorosos insatisfatórios, infelizes e que te fazem mal? Porque colocar na sua vida pessoas que não condizem com sua personalidade e caráter? Porque aceitar em seu caminho uma pessoa que somente lhe suga de todas as formas? A carência continuará lá e a tendência é PIORAR, pois não será um relacionamento saudável. A lacuna ficará cada vez maior, pois você cada dia mais se tornará insatisfeito e contrariado nas suas reais necessidades. Você precisa de AMOR, e não de alguém que esteja ao seu lado somente fazendo presença física. Então porque não direcionar esse AMOR, que é a necessidade do coração, para outros tipos de amor, que não o amor homem-mulher?

Você tem diversas alternativas de direcionamento. Distribua com maior fartura esse amor guardado no peito entre seus familiares, seus amigos, seus vizinhos, seus colegas de trabalho. Ou ainda adote um animal de estimação. Uma outra coisa muito boa a se fazer é ser voluntário em alguma instituição social, seja voltada a crianças, idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais ou animais. Faça algo pelo seu semelhante. É um amor sublimado, é o DOAR-SE. Nenhum amor é mais bonito que esse. E nem mais compensador também. DOE-SE!

Pensemos agora nas necessidades físicas. Você não precisa comer tudo o que existe numa vitrine de confeitaria para sentir-se saciado. Aliás, péssima idéia é fazer supermercado ou ir a uma confeitaria sentindo muita fome. Está comprovado que você comerá ou comprará muito além daquilo o que você PRECISA. Vá a um nutricionista para que ele lhe diga quais são suas necessidades calóricas e procure seguir. Tudo o que ingerimos de mais ou de menos, faz diferença em nossa saúde. Não seja um maníaco por academias. Faça o esporte que gosta, respeitando o que seu corpo PRECISA para funcionar bem e com equilíbrio.

Falemos de um assunto delicadíssimo para algumas mulheres: beleza física. A grande realidade, minha amiga, é que TODAS que vivermos muito iremos envelhecer fisicamente. Todas teremos rugas, celulites, estrias e talvez uma barriguinha. Ou ainda talvez nosso peito e bumbum dê uma pequena desmoronada com a idade. Vai depender muito da sua genética, dos seus hábitos alimentares e atividades físicas a velocidade com que isso acontecerá, mas é inevitável o desfecho: VAI CAIR. Um dia CAI. Um dia seus cabelos ficarão completamente brancos, sua pele ficará flácida e rugas farão parte do seu espelho. Então porque a neurose? VAI acontecer. Cuide-se com carinho, afinal o corpo é uma roupagem física que procuramos manter limpa e bem cuidada, mas não entre em guerra com a realidade. Sua roupa não voltará a ser nova, por mais que a remende. Use produtos e mantenha bons hábitos que garantam a qualidade dessa roupa ao longo dos anos, mas não lute contra o inevitável: todas envelhecemos. Respeite o que sua estética PRECISA para ser apresentável. É o bastante. Ao invés de olhar no espelho e focar suas atenções em suas rugas, foque-se nos seus OLHOS. Eles são a porta da alma e podem lhe dizer coisas muito mais verdadeiras do que as rugas, pode apostar nisso!

Vamos agora passar rapidamente pelo consumismo material: você precisa MESMO ter um sapato Louboutin, Prada ou o que quer que valha para se sentir aceita pelas pessoas ao seu redor? Você precisa ter um refrigerador que só falta fazer as compras por você para se sentir com status perante seus amigos? Você acha que se não trocar de carro todo ano será menosprezada por pessoas de suas relações? Então é melhor rever o tipo de pessoas com as quais anda se relacionando. Uma coisa é você ter dinheiro para comprar essas coisas porque você PODE e acha que PRECISA, e outra coisa é fazer dívidas homéricas somente para passar a impressão de ter status social ou se sentir aceita pelas pessoas. Você NÃO PRECISA TER para poder SER. E quem não perceber isso, não merece estar ao seu lado.

Deixei para o fim as necessidades espirituais, pois as considero de suma importância. Primeira necessidade da ALMA: o AMOR. Amor por si mesma, amor a Deus, amor ao semelhante, amor à vida que se vive, amor à sua história de vida. Sem isso sua alma fica incompleta. AME-SE espiritualmente. Tenha em mente que nessa vida estamos para acertar, mas que sem errar muito, ninguém chega ao acerto. Perdoe suas pisadas de bola. Perdoe seus erros passados. Procure corrigir-se sempre que possível. Ao notar pensamentos negativos, afaste-os com muita insistência e disciplina. Diga NÃO à negatividade em todos os aspectos. Diga SIM à bondade, ao amor, à paz, à positividade, à alegria, à força interior, à atenção, ao carinho, à gentileza, à educação, ao respeito. Diga SIM porque é ISSO o que sua alma PRECISA. Positividade e bons sentimentos. Vista-se de positividade por todos os poros.

Quando alguém colocar a bondade de Deus ou do Universo em dúvida, REPILA esse pensamento. O Universo é a PERFEIÇÃO, as coisas acontecem sempre com um propósito maior e que nossa visão ainda não alcança, mas quando enfrentamos com coragem e a lição é aprendida, percebemos que de fato HÁ uma razão para tudo na roda da vida. Você PRECISA de PAZ. Não deixe que NADA perturbe essa paz interior. Difícil? É, dificílimo. Mas é um exercício diário, insistente, árduo e constante que você PRECISA fazer acontecer.

Sempre que perceber que vai estourar e fazer algo do qual sabe que vai se arrepender, espere sua adrenalina baixar. Bastam cinco minutos para isso, é cientificamente comprovado. Vá tomar um café. Vá lavar o rosto. Vá andar lá fora ou ainda vá tomar uma água. Peça os cinco minutos para pensar no assunto, e somente na volta resolva sua pendência. Eu asseguro que respirar fundo durante esses cinco minutinhos farão sua adrenalina baixar e você poderá resolver tudo de forma racional e consciente.

TENHA UM TEMPO SÓ SEU NO DIA. Que sejam aqueles vinte minutinhos do seu banho. Conecte-se com o Alto, com a Divindade que sua religião respeita. Se você é ateu, conecte-se com SUA força interior. Mas tenha esse tempo SEU para pensar no seu dia, nas suas atitudes e, com o tempo, você aprenderá a ouvir o que sua alma PRECISA para estar bem. Siga à risca. Tudo aquilo que ela PRECISA no BEM, no AMOR e na ALEGRIA, tem de ser satisfeito. Lute para o que ela PRECISA, seja realizado.

Por fim, quero dizer que a gente muitas vezes teima em QUERER coisas que momentaneamente parecem nos satisfazer, mas que quando aprendemos a identificar aquilo que PRECISAMOS DE VERDADE, nossa vida flui com muito mais harmonia e felicidade.


2 comentários:

Unknown disse...

O que eu preciso? Saúde, sempre... É o que eu peço.

Unknown disse...

lindo Ka. Serviu como uma luva pra mim. Querer é uma coisa e precisar outra. nesse momento EU PRECISO. bjsss.