sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Posse RESPONSÁVEL de Animais



Bichos de estimação são bem lindinhos, não é verdade? Muita gente fica super empolgada ao ver filhotes de cães, gatos e outros bichinhos, mas se esquecem que eles demandam muita responsabilidade e dedicação! Se você quer ter um bicho de estimação, recomendo ler muito atentamente ao que eu vou falar agora.

Filhotes de cães vão destruir suas coisas. Vão roer metade da sua casa, fazer as necessidades no lugar errado, bagunçar a sua vida. Filhotes de gatos vão arranhar seu sofá, suas cadeiras, desfiar suas roupas. No entanto, irão arrancar mil sorrisos do seu rosto. Portanto, retire tudo o que possa machucá-los ou que eles possam engolir do seu alcance. Isso inclui deixar o lixo bem fechado ou em local alto. Esses filhotes crescerão um dia, se tornarão adultos e continuarão aprontando pela casa. Eles ficarão doentes, tentarão fugir, eventualmente podem morder ou arranhar alguém. Suas viagens serão limitadas por conta deles, a não ser que tenha alguém que cuide por você. Ou seja: bicho DÁ trabalho. MUITO TRABALHO MESMO. E gasta-se MUITO dinheiro com eles.

Animais de estimação precisam de:

- Vacinas sempre em dia (verifique com o veterinário quais as mais adequadas à sua região);
- Vermífugos sempre em dia;
- Check-up anual, se possível (exames de sangue, urina e fezes);
- Proteção contra pulgas e carrapatos;
- Água sempre fresca;
- Ração de boa qualidade, sempre fresca;
- Banhos periódicos com produtos adequados a animais;
- Serem educados SEM violência, mas sim com muita paciência e insistência;
- Um local para ficar protegido de sol intenso, chuvas e aquecido no frio;
- Se você mora em apartamento, coloque TELAS em todas as janelas;
- O local onde ele fica deve estar sempre que possível LIMPO;
- Esse local deve estar também protegido contra FUGAS ou contra o acesso de animais estranhos à casa.

Lugar de animal de estimação NÃO É NA RUA passeando sozinho! Não deixe seu bichinho passear por aí. O local dele é na SUA casa sob SUA responsabilidade e tutela. E quando for passear com ele, que seja sempre com coleira e guia. Se for animal agressivo, sempre com focinheira também!

A não ser que você tenha a intenção de comercializar filhotes, CASTRE seu bichinho ainda quando novinho. Isso, no futuro, poderá inclusive evitar alguns tipos de cânceres.

E o principal: AMOR E CARINHO! Animais de estimação tem uma forte ligação emocional com seus donos, portanto PEDEM amor e carinho! 

Com toda a franqueza que me compete, sendo da turma dos "protetores dos animais", eu digo: se você não possui condições de oferecer a um animal TUDO isso o que citei, cuide de uma PLANTA, que é melhor! ;)

7 comentários:

Garota Karioka disse...

Eu amo bichinhos de estimação, mas não tenho porque não tenho tempo para cuidar como se deve.
Concordo plenamente com o que você colocou na postagem, por isso fico babando os filhotes dos outros.
Bom final de semana!
Beijos, beijos!

Kico disse...

Mensagem q vem do coração tem + força. Mandou bem DJããst

Beijos
Kico

Unknown disse...

Oiii adorei o seu texto e acabei de ganhar mais um bichinho, esse eh o meu terceiro cachorro, mais a primeira vez que pego um pequeno, jah tive uma akita e um rotwailler agora estou com um lhasa de 3 meses, jah que gosta tanto de animais, ve se vc nao conseguiria me ajudar, ele desenvolveu uma doença que chama protusao de terceira palpebra, vc nao conhece nenhum oftalmologista que faça uma cirurgia nele, soh que mais em conta?? me ajudaa por favor
beeeijos Meelllll

Katz disse...

Meell, encontrei esse site: http://www.oftalmologiaveterinaria.com.br/ Entre em contato com eles, lá tem o telefone. ;)

Unknown disse...

Obrigadaaa vou entrar sim =)

Unknown disse...

Vc tem toda a razão! São vidas que estão sob nossa responsabilidade.
Tenho 4 filhos de 4 patas e não é facil, abri mão de muita coisa por eles, mas não me arrependo nem por um segundo, são vidas que estavam na rua sentindo dor ,frio e medo, e hoje estão aquio deitados os 4 na minha cama recebendo todo amor e carinho que queriam, se cada um fizesse só um pouquinho por eles tenho certeza que o mundo seria bem melhor!!
Um super beijo e que Deus abençõe sempre!
Xau

Anônimo disse...

Boa tarde, adorei o blog e tudo o que escreveu. É bem como vc disse mesmo, as pessoas pegam os animais pequenos, acham lindos e depois os abandonam, não me conformo com isso.
Eu tenho 7 amigões em casa, 3 São Bernardos, dois Yoorks e 2 Shih-tsus. Eles são a minha vida, faço tudo por eles. Todos castrados, pois não queria filhotes, porque sei como anda a humanidade hoje em dia.
Parabéns, virei sua seguidora.
Beijos!