terça-feira, 9 de março de 2010

Valores Morais

Ontem me deparei com duas situações que me levaram a escrever sobre esse assunto hoje. Precisei de 24 horas pra digerir bem e chegar às minhas conclusões pessoais, e elas não são nada boas: “valores morais”, nos dias de hoje, são tratados como “pieguice de gente careta”.

Meu primeiro contato ontem com o assunto foi através do Jornal Nacional (TV Globo). A ONU fez uma pesquisa perguntando o que precisava mudar no país para a vida das pessoas melhorar, surpreendentemente, em São Paulo a resposta mais citada, ao invés de Educação, Segurança ou Políticas Públicas, foi VALORES MORAIS!

O segundo contato com o assunto surgiu depois que um “certo humorista” no Twitter fez uma brincadeira de extremo mau gosto, na minha opinião pessoal, com a apresentadora Hebe, que está se tratando de um câncer. No momento em que o programa dela ia ao ar, ele escreveu algo assim: “Coloquem agora no SBT, eles estão reprisando ‘O Retorno da Múmia’”. Bem, nesse momento ele começou a receber mais de 200 mensagens por minuto protestando e achando a brincadeira extremamente desrespeitosa. Alguns ainda acharam graça. Poucos, se comparados aos protestos. Conclusão: o “tal do humorista” apagou a mensagem onde fazia a brincadeira fora de hora, mas depois espetou as pessoas com bastante sarcasmo, dizendo-se arrependido. Coisa que ficou claro que NÃO estava.

Bem, o que podemos perceber nesse segundo episódio foi uma clara FALTA DE RESPEITO por uma senhora de mais de 80 anos, que está se tratando de um câncer e fez história na TV brasileira. Mesmo que ela não fosse a artista respeitada e admirada pelo meio artístico, fãs, jornalistas e etc, como ela é, é uma SENHORA. Uma pessoa que, mesmo tendo o ótimo pique que tem, é uma idosa.

Desculpem os leitores mais ‘modernosos’ (e acho essa ‘modernidade’ toda muito discutível), mas eu fui criada com valores morais bastante sólidos de RESPEITO aos mais velhos, mormente aos idosos. Fui criada sabendo algumas palavrinhas mágicas: ‘com licença’, ‘obrigada’, ‘por favor’, ‘desculpe’, ‘bem vindo’, ‘de nada’, ‘bom dia’, e etc, etc, etc. E não aprendi como sendo APENAS palavras. Aprendi como sendo SENTIMENTOS com relação ao semelhante! Por isso o DESRESPEITO, vindo ele de quem seja, me choca e entristece.

O DESRESPEITO está hoje em todos os lugares. Ninguém dá passagem no trânsito, pessoas ficam irritadas a ter de dar seus lugares nos ônibus ou metrôs para os idosos, gestantes e deficientes, xingam-se pessoas por bobagens estúpidas, outros chegam a entrar até em luta corporal por besteiras. E em casa? Ninguém mais respeita pai, mãe, avós. Vivo ouvindo relatos de amigas com filhos adolescentes, de que eles as mandam tomar naquele orifício sem a menor cerimônia na frente das pessoas. E elas não podem nem sequer levantar a mão pra dar um corretivo, posto que novas leis proíbem até a menor palmadinha na criança.

Poucas pessoas hoje, mormente as mais novas,  são solidárias, fiéis, amigas de verdade, respeitosas, exercem sua cidadania de forma consciente, são patriotas, tem comportamento moral decente, respeitam regras básicas de convivência em sociedade. E porque? Porque esses assuntos não mais fazem parte de uma rotina em casa e também nas escolas. Ser uma pessoa de valores morais elevados é tão importante hoje quanto ter um diplominha na faculdade mais furréca. Ou seja, se der, belê!

Sinceramente, na MINHA opinião pessoal, falta MUITO RESPEITO à população brasileira em geral. Não se respeitam filas, pessoas, regras, natureza, animais, leis. Ninguém mais respeita ninguém e está essa balbúrdia que vemos por aí. Honestamente eu queria ser uma pessoa azul de 3 metros de altura e viver lá em Pandora, de AVATAR. Ao menos lá, na ficção, alguém respeita alguma coisa!

Ops, desculpem. Sou apenas uma “careta piegas”, mas acho RESPEITO e o resgate de VALORES MORAIS fundamentais para podermos ser consideradas pessoas dignas! ;)

UPDATE em 10/03: 


Quero destacar duas frases nos comentários desse post:


"Negócio é que o povo insiste em mascarar maldade e desrespeito com 'brincadeirinha'..." (by Diego Hatake)


"A maior crise do Brasil é a de valores." (by Alexandre Mauj)


Perfeito, meninos! ;)



6 comentários:

Diego Hatake disse...

Ah se ser educado é ser careta minha cara, então somos dois.
Nunca fui fã desse tipo de piada, aliás, nem achei graça disso. Piada típica de garotinho de terceira, segunda série, coisa de molequezinho...
Eu pessoalmente não suporto esse comediante,ele não respeita nada nem ninguém, e odeio mais quem admira esse imbecil. Gente que acha que eu tenho de engolir esse tipo de coisa em nome da brincadeira, diversão... da piada! Ah, vai pra p... que pariu!
Negócio é que o povo insiste em mascarar maldade e desrespeito com "brincadeirinha"...

Michele Boto disse...

Adorei o seu post, tem toda razão! Concordo com tudo que escreveu. Beijocas

Vivi disse...

Bonito post, Ká.
Mas leve certas coisas com mais leveza, minha prima: o Danilo é um humorista e, pelo meu ver, todos estão na mira de humoristas. Isso nada tem a ver com os valores que vc colocou (não sei se vc já viu um quadro dele que ele descasca o abacaxi em coisas realmente relevantes, como pedofilia e as sacanagens do congresso). Ele, por exemplo, é um cara absolutamente gentil no dia a dia - temos um amigo dele que trampa aqui.

Katz disse...

Vivian, vou repetir o que o Diego falou aí em cima:

"Negócio é que o povo insiste em mascarar maldade e desrespeito com "brincadeirinha"..."

Não é de hoje que esse cara pisa na bola. Já chamou negros de macacos e coisas do gênero. Piadas TOSCAS. Fiquei um mês seguindo no TT com esforço pra ser bacana. E não aguentei. Não é gente "da minha laia", não gosto dele e de pessoas como ele, acho um boçal. Assim como MUITO gente tb acha. Mas vc pode achar o que vc quiser... democracia é isso. ;)

Katz disse...

Ah, Vivi, leia a entrevista onde ele DEVERIA se retratar e pisa mais ainda na bola:
http://entretenimento.r7.com/famosos-e-tv/noticias/-sou-apenas-um-idiota-diz-danilo-gentili-sobre-ofensa-a-hebe-20100310.html

Não merece esforço de quem o defenda. ;)

Kico Stone disse...

DJãããst querida,
Seria tao bonito o Gentili admitir que passou do ponto, mas está irredutível na sua SELF-alguma coisa.

Beijos amiga,
Kico