domingo, 25 de outubro de 2009

Amor


"O que eu devo esperar de um amor?"


Você já se perguntou isso? Se começou fazendo ESSA pergunta, já começou perguntando errado. Não se espera amor de ninguém. Ele simplesmente acontece ou não, independente da nossa vontade. Um dia uma pessoa olha pra você, acha que você é uma pessoal sensacional e que de repente pode ali estar o amor. E o inverso idem. É algo totalmente espontâneo, não se força, não se manipula. Você pode ter sim achado que aquela pessoa poderia ser sua cara-metade. Mas começou pensando errado de novo. Ninguém é metade de ninguém. Ninguém é capaz de nos fazer feliz a não ser nós mesmos. Você tem que ser INTEIRA para poder compartilhar uma história com outra pessoa INTEIRA. Ninguém é muleta de ninguém. Um relacionamento saudável e feliz para AMBOS é feito de pessoas INTEIRAS que se entregam a um sentimento MÚTUO de admiração, carinho, cumplicidade, afeto, desejo e respeito. Entre outras cositas. É preciso ser desejável, para ser desejado. Respeitável, para ser respeitado. Admirável, para ser admirado. Percebe como TUDO começa DENTRO da gente e é compartilhado com o outro?


A premissa de um relacionamento de verdade é você SER VOCÊ. Não tente, nem de longe, vestir uma máscara, porque o tempo é o senhor da verdade. Ela VAI cair. E quando cair, o outro vai se sentir enganado e a admiração vai para o ralo. Não pense que porque você tem determinado comportamento, que você vai ser uma pessoa mais ou menos admirável. Cada qual com seu cada um. Se você é dominadora, deixe isso explícito desde o princípio. Tem homem que adora isso, ué. É baladeira? Deixe isso claro. É caseira? Conte. Mostre-se de verdade. Sabia que no planeta Terra existem BILHÕES de habitantes? Deixe que universo se encarregue de juntar pessoas adequadas umas às outras. Não force a natureza, okay? ;)


Relacionamento é uma coisa muito complexa. Mesmo as pessoas se amando muito, são dois universos absolutamente diferentes. Foram criações diferentes, em ambientes diferentes, com DNA diferente, com expectativas de vida ímpares. Por mais que se assemelhem em gostos, em religiões, em metas de vida, são pessoas únicas. E sendo pessoas únicas, tem necessidades pessoais diferentes a serem respeitadas. E no que consiste respeitar essas necessidades pessoais? Deixar a pessoa fazer aquilo o que ela quer e precisa. Isso serve para ambos. Estou falando de hábitos saudáveis, parte da individualidade, não de coisas absurdas. Se seu par gosta de fazer um happy-hour com o pessoal do trabalho, ou jogar seu futebolzinho, deixe ir. À vontade. Agora, se ele gosta de atolar o pé na jaca toda vez que faz isso, já entra no absurdo. Se ele esquece de jogar a roupa no cesto de roupa suja, é tolerável, ao passo que se ele larga meia suja pendurada no lustre, entra no absurdo. Percebe a diferença? Certas coisas são contornáveis no dia a dia, outras não. E isso, o contornável, com o DIÁLOGO pode levar a um entendimento mútuo.


Mas, e se o que se pensou fosse amor, ACABA? Olha, existe aí uma pegadinha. Pode não ter sido amor, ou você ou a outra pessoa mudaram e deixaram de se admirar por uma ou mais razões, ou pode ser apenas uma crise temporária. Como distinguir exatamente o que está se passando, é que são elas. É necessário muito auto-conhecimento, conhecimento da relação, e análise das situações que levaram àquilo. Ponderação, calma e diálogo. Não se joga uma história a dois pela janela por conta da primeira bobagem. Não se descartam pessoas como algo que não nos serve mais. É preciso acima de tudo muita maturidade para se colocar um ponto final em uma relação, sem que se corra o risco de se arrepender depois. Porque depois do adeus, colega, pra alguns é ADEUS MESMO. E aí babáu, já era, chore litros que o outro não volta. E te resta o arrependimento, que é um sentimento destruidor.


E se vocês continuam se amando, mas simplesmente percebem que não dá mais para levar aquela relação adiante, por não estar sendo saudável para nenhum dos dois, ou ainda porque em algum ponto da relação os pontos de vista ou anseios divergiram e vocês não estão mais olhando pra mesma direção juntos? DESPRENDIMENTO. Essa é a palavra-chave. Não prenda. Solte. Não se prenda. Se solte. Deixe o universo seguir seu fluxo, determinar o destino. Algumas relações de admiração e carinho permanecem eternas, sem que, no entanto, aquelas pessoas estejam vivendo um relacionamento íntimo. Eu mesma já vivenciei isso. Simplesmente soltei, deixei ir. Não estávamos na mesma direção, mas minha admiração pelo rapaz não mudou uma vírgula. Só compreendi que ALI não estava uma relação que seria feliz pra AMBOS... e soltei. Se sofro por isso? NEM UM POUCO. Quero, de todo o meu coração, que ele constitua família e seja feliz pra sempre. Assim como eu também mantenho esse sonho dentro de mim, de ter a minha família, meu marido, meus filhos, meus bichinhos e um lar feliz! ;)


Mas e se você foi "deixada"? Filha, se descabelar, chorar, espernear, entrar em depressão NÃO vai trazer o outro de volta. Esqueça. Acabou, acabou. Não fique nessa de "ah, mas pode ser que ele se arrependa", porque ele pode NÃO se arrepender e você estará ainda aí, presa a uma história que não é mais a sua. LIBERTE. Perceba que isso aconteceu não porque você é um lixo de pessoa, mas sim porque esse relacionamento não era adequado a AMBOS, só que ELE percebeu mais rápido isso, entendeu? Confie... mais pra frente você vai dar graças a Deus por ele ter colocado um ponto final. A vida reserva cada surpresa... ;)


Quem AMA de verdade, não prende. SOLTA. E deixa que o universo determine o que tem de ser. E a sua parte é continuar sendo plena, sendo inteira, sendo feliz focando em coisas que LHE façam bem. Felicidade atrai coisas boas, plenitude encanta. Pode ter CERTEZA de que o universo lhe reserva ótimas surpresas pelo caminho quando você é inteira e verdadeira consigo mesma. SEJA. Permaneça sendo uma pessoa de caráter, voltada ao bem, levando a vida com alegria, focando sua vida em coisas que LHE façam feliz. Quem cuida bem do próprio jardim, só tem a receber muitos lindos passarinhos e borboletas! ;)

2 comentários:

Unknown disse...

Acredito em tudo o q disse, e ainda faço um pequeno acréscimo."Amar a si mesmo é o primeiro passo para amar o outro e ser correspondido. Amor é incondicional". Fico feliz por saber q não estou sozinho nessa convicção. Obrigado Katz por me fazer uma pessoa mais feliz.

Vivi disse...

Aí sim... olha que post gostoso! hehehe