quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Raiva


Não existe NADA mais destruidor do que a RAIVA. Ela pode ser mais destruidora do que o próprio ódio, pois quando ela se manifesta, é uma explosão repentina e que não mede consequências. Enquanto o ódio é cultivado lentamente, a raiva chega num turbilhão de reações instintivas, regadas por palavras cruéis, destrutivas e, muitas vezes, conjugadas ao emprego da força física, de extrema agressividade. Sim, instintiva posto que é a parte animalesca do ser humano. É sentir-se invadido e acuado, reagindo de forma impensada, instantânea. Assim como um animal acuado mesmo.


Com o tempo, educação familiar que recebemos, e também através do convívio em sociedade, aprendemos a controlar a raiva e sufocar esse instinto, tendo reações racionais e ponderadas àquilo que de alguma forma nos invade o espaço ou nos incomoda. Aprendemos também que existem LEIS na sociedade que nos punem caso deixemos nossa raiva se manifestar de forma descontrolada. Dessa forma, as pessoas ditas "normais" (sem distúrbios psíquicos) vão por três caminhos: ou a sufocam dentro de si, ou aprendem a controlá-la, ou extravasam mesmo.


Sufocar a raiva pode ser MUITO danoso à sua saúde, sabia? Há pessoas que tem o costume de remoer as coisas dentro de si, guardando a raiva numa espécie de 'reservatório interno', e quando esse 'reservatório' enche, duas formas há dela se manifestar: explosões desmedidas ou doenças no corpo físico. Sim, porque doença na ALMA a pessoa já tem faz tempo, e o que a alma faz é manifestar essa doença no corpo para que exista uma espécie de depuração. A grande maioria das doenças físicas começa na mente, encuba-se na alma e manifesta-se depois no corpo físico. Essa é a ordem. Não vê pessoas que estão em constante contato com vírus e bactérias sem, no entanto, ficarem doentes? Quando os médicos conseguirem abrir suas mentes a entender que o ser humano é uma junção mente-alma-corpo, muitas das doenças poderão ser evitadas ou diagnosticadas em fase incipiente. E a raiva é responsável por um bom número dessas doenças.


Deixar a raiva extravasar na forma de uma explosão repentina é tanto danoso à saúde, quanto às relações sociais, num contexto geral. Na hora de uma explosão a sua descarga de adrenalina é gigantesca, sua circulação sanguínea aumenta muito e seus batimentos cardíacos ficam desgovernados. Se você tiver algum problema cardio-vascular, babáu. Pode sofrer um AVC ou um enfarte. Percebeu a gravidade?


E o que falar, então, sobre as consequências SOCIAIS da explosão de raiva? Você pode perder seu emprego, pode magoar pessoas queridas, pode destruir relacionamentos. Palavras ditas na hora da raiva sempre são carregadas de ressentimentos, de dureza, de crueldade. Não importa se o que você está despejando pra cima da pessoa é a mais pura verdade, você estará despejando da forma ERRADA. E se, aliada a isso, você tem tendência à agressividade e acaba machucando fisicamente o alvo da sua explosão? Pode chegar a matar alguém. Todos os dias vemos em noticiários pessoas que extravasaram a raiva de forma irracional e inconsequente, machucando ou matando outros seres humanos. É ISSO o que você quer para a SUA vida?


Então como aprender a controlar esse sentimento, ainda mais se quando ele se manifesta, ele é tão forte que muitas vezes nos CEGA? Através do auto-conhecimento. Cada ser humano possui um limite muito particular de auto-controle e de reatividade. Se você sabe que possui características como as descritas acima, eu recomendo fortemente uma terapia psicológica com um profissional devidamente habilitado. Outra recomendação é fazer algum esporte. Quando você pratica um esporte, sua carga de adrenalina é utilizada de uma forma muito saudável, direcionando essa carga extra que se acumula quando sentimos raiva ou estamos estressados, ao bem estar físico após uma atividade extenuante. Também recomendo as artes. Artesanato, desenho, tocar algum instrumento, cantar em um coral. São atividades que direcionam essa energia extra a algo criativo e positivo. Ou simplesmente se afastar da pessoa, pedir os famosos 'cinco minutinhos' para refletir sobre o assunto. Vá tomar uma água, dar uma voltinha pelo escritório, ou lavar o rosto. Esse tempinho, que pode parecer ridículo, é PRECIOSO para que você tenha a adrenalina baixada e possa refletir sobre o assunto, retomando o controle dos seus sentimentos.


Um outro toque meu, muito particular: nem tudo o que acontece à sua volta é contra você. Muitas vezes NÃO tem absolutamente NADA contra você. O fato do seu chefe estar mega mau humorado e despejar sua raiva em você, não quer dizer que ele te odeia ou que é um monstro perseguidor. Muitas vezes é somente a situação da empresa que não está boa, ou ainda ele está com problemas particulares e, por um acidente, você estava ali perto dele quando ele teve um deslize e soltou os cachorros justamente sobre você. A mesma coisa com a atendente mal educada da fast-food que te recebeu com pedras na mão. RELEVE. ABSTRAIA. PERDOE. Não tem NADA a ver contigo, na imensa maioria das vezes.


Todos nós cometemos deslizes, todos nós estamos aqui nesse planetinha maluco para aprendermos mais sobre nós mesmos, para que possamos ser sempre seres humanos melhores com os outros e com o planeta. Assim como você gostaria de ser perdoado numa atitude impensada, também releve as atitudes alheias. E NÃO AS ABSORVA. Você possui um escudo muito forte que se chama SINTONIA. Sintonize com o bom humor, a alegria, o bem querer. Se você permanecer na sintonia correta, posso te garantir que sentimentos como a raiva não vão mais fazer parte do seu vocabulário. ;)

2 comentários:

Vivi disse...

Katz, raiva é muito ruim... confesso que faz um pouco mal pra mim até ler. Vamos falar de amor, que tal?

Katz disse...

TODO sentimento tem que ser analisado, fióta. Inclusive os ruins. Só assim conseguimos evitá-los! ;) Lv you! :)