sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Intuição


A maioria dos leitores já ouviu falar em intuição. Pode ser chamada de sexto-sentido, inspiração, "sopro-Divino" ou qualquer outro nome de acordo com a crença espiritual de cada um. Fato é que ela existe e em algum momento de nossas vidas ela se apresenta. Às vezes pode ser um sentimento incômodo, que nos pede para não fazer algo, ou fazer alguma coisa de forma insistente. É como se alguém invisível nos ditasse a atitude a ser tomada, ou ainda nos avisasse sobre algo que aconteceu, ou está prestes a acontecer. 


Pessoalmente creio bastante na ajuda da espiritualidade. Espíritos mesmo, que já viveram entre nós, com corpos humanos, e hoje desencarnados nos auxiliam de alguma forma. Bem, só por ter dito "desencarnados" vocês já percebem que tenho como opção a filosofia Espírita, mas isso não vem ao caso no momento, pois não vou direcionar essa conversa a uma "conversão em massa", mesmo porque respeito profundamente a opção espiritual de todos. Acho inclusive que essa diversidade de crenças é bastante saudável num debate profundo sobre a espiritualidade. As diversas religiões e filosofias existentes nos enriquecem muito, cada qual com seus ensinamentos. 


Mas voltemos àquela "voz interior", que nos auxilia tanto. No nosso dia a dia, tão atribulado e estressante nos tempos atuais, pouco tempo passamos sozinhos, em meditação sobre nossa trajetória, nosso comportamento, nosso caráter, nossa postura perante a vida numa análise introspectiva. Não temos mais tempo de entrar em contato com nosso eu-espiritual, às vezes deixamos inclusive de fazer as orações de nossas crenças, e acabamos por nos desligar do mundo espiritual, até mesmo de Deus. Isso não é nada bom. O ser humano, em essência, é espírito. Nosso corpo carnal somente consiste numa roupa, e deve ser bem cuidado, claro, mas não é a nossa Essência-Divina. Essa essência é nosso espírito, e dele devemos cuidar com o maior carinho e atenção.


Ao longo dos tempos, o planeta teve muitos avatares a serem seguidos como referência espiritual de retidão e benevolência. Jesus é, no ocidente, o mais conhecido, claro. Mas também temos Buda, Krishna, e outros avatares a serem seguidos como exemplos. E todos eles tinham uma coisa em comum: a profunda ligação com a espiritualidade. E mais, a efetiva aplicação de suas Essências-Divinas em suas vidas. Eles seguiam sua voz interior, seguiam suas intuições, pois sabendo-se ligados à espiritualidade maior, apresentavam o equilíbrio necessário para seguir tais intuições.


Nem sempre uma intuição é verdadeira. Muitas vezes nos enganamos, pois como não possuímos o salutar hábito da meditação, do silêncio, da introspecção e da ligação com a espiritualidade maior, não desenvolvemos a capacidade de ouvir a voz da Essência-Divina que há em nós. É como se vivêssemos em meio a um enorme zunzunzum, onde milhões de vozes se misturassem e chegasse aos nossos ouvidos uma mensagem entrecortada, cheia de ruídos de comunicação, com várias lacunas e distorções. Ou seja, pela falta do hábito de ouvir o que nosso espírito diz, não temos a capacidade de entender a mensagem quando ela é passada ao nosso lado racional. A intuição falha, portanto. Como corrigir isso?


Através do auto-conhecimento. Convenhamos, quem não conhece a si mesmo, não adianta conhecer um milhão de pessoas, pois seu vazio interior não será preenchido pelo outro. O desenvolvimento da capacidade de conhecer a si mesmo é responsabilidade única, pessoal e intransferível. Nem o melhor terapeuta do mundo conhecerá você por inteiro se você não se conhecer, se não souber quem de fato você ESTÁ. Porque a ênfase no ESTÁ? Porque existe uma lei na vida que se chama a "Lei da Impermanência". Hoje você é, amanhã não mais será. Cada dia vivido na Terra nos preenche com ensinamentos e experiências, portanto nos modificam, mesmo que imperceptivelmente, todos os dias. Você não é hoje quem você foi ontem.


A análise interior é algo a ser exercitado, portanto, diariamente. Não precisa entrar em transe algum, nem ficar horas trancado num quarto meditando sobre seu dia. Bastam alguns minutinhos, que podem ser usados inclusive enquanto você toma seu banho. Aliás, é um ótimo momento, pois geralmente estamos num ritual de limpeza do corpo, sozinhos. Aproveite para limpar seu espírito junto. Analise comportamentos que você teve ao longo do dia e dos quais se arrependeu. Ótima hora para se corrigir. Aproveite para entender a forma com a qual você reage ante as situações. Pegue esse tempinho para conversar consigo mesmo de forma carinhosa, perdoando as suas pisadas na bola e prometendo a si mesmo que não mais fará aquilo, dizendo que a lição foi aprendida. OUÇA A SI MESMO nessa hora. Se o que você disser a si mesmo tiver alguma carga de revolta, de tristeza, mágoa ou dor, substitua tais sentimentos por COMPAIXÃO. 


Claro que ficamos magoados, revoltados, entristecidos com pessoas e acontecimentos, mas quando substituimos esses sentimentos pela COMPAIXÃO, deixamos de lado as auto-chibatadas conscienciais, a famigerada culpa, para dar lugar a um ENTENDIMENTO de que lições precisam ser aprendidas. E quando admitimos isso, estamos a um passo de nos tornamos melhores como humanos. O próximo passo é a AÇÃO. É nos tornarmos efetivamente melhores. E quando nos tornamos melhores conosco, com os outros, com a vida, tudo flui de forma maravilhosa, pois passamos a semear boas sementes, para que consigamos recolher bons frutos na hora da colheita.


Quando nos tornamos pessoas melhores, a nossa intuição se aflora. Passamos a compreender melhor as mensagens que a vida nos "sopra", pois elas nos chegam sem ruídos, sem distorções. Passa a ser uma intuição verdadeira e salutar, que nos ajuda a tomar decisões acertadas e positivas. Ou ainda que nos avisa de maneira correta algo que está para acontecer, para que possamos ter tempo de prevenir um mal maior. Seja como for, a intuição nos AJUDA a ter uma caminhada muito mais suave em nossa estadia na Terra. Ouça a si mesmo com maior frequência. Converse consigo mesmo. Somos "crianças" ainda espiritualmente, temos MUITO a aprender sobre nossa Essência-Divina.


Que tal começar hoje? ;)

Nenhum comentário: