segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Homenagem ao 7 de Setembro

Pedro Américo se ofereceu para pintar um quadro que retratasse o Grito da Independência do Brasil, de Dom Pedro I, às margens do Riacho do Ipiranga. O quadro foi iniciado 66 anos após a data histórica. A cena foi completamente alterada, pois o riacho estaria atrás da cena, e não na frente, como retratado.


Fora isso não se usavam cavalos nesse tipo de comitiva. Dom Pedro estaria apenas com cerca de 14 cavaleiros e todos estariam de mulas, já que o trajeto RJ/SP era muito acidentado e somente mulas aguentavam. Eles também não tinham o costume de andar em trajes de gala nessas ocasiões.


A pintura em si é linda, imponente, gigantesca e está exposta no Museu Paulista, em São Paulo/SP.

O que só foi se notar depois de algum tempo foi a gracinha que Pedro Américo fez no quadro: se auto-retratou na cena, desembainhando seu GUARDA-CHUVA, ao invés de uma espada... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk =D

Aqui o detalhe do quadro:


Aqui o quadro original: INDEPENDÊNCIA OU MORTE

Brasil: desde 1888 (ano do quadro) sendo sacaneado! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK =P


UPDATE: vi na TV que os "Dragões da Independência", os soldados de fardinha fofa aí, obviamente só existiram DEPOIS dessa data. Dom Pedro I também não deu grito nenhum aí. O que rolou é que ele recebeu uma cartinha e ali comunicou à comitiva que estava autorizado a declarar a Independência. Essa casa retratada e as mulheres também não existiam na data, a casa foi construída depois. Ou seja, tudo fruto da imaginação fértil de Pedro Américo!

Nenhum comentário: