terça-feira, 15 de setembro de 2009

O valor do dinheiro

Fiquei aqui pensando com meus botões sobre o REAL valor do dinheiro. A coisa hoje tá tão imensamente deturpada, que tem gente que acha super normal um TAMANCO na Daslu custar R$ 7 mil. Gente, pera e para tudo. É um pedaço de madeira com uma tira de couro. Será que essas pessoas tem a mais vaga noção do CUSTO disso para a empresa que a faz? Se for uma madeira nobre e um couro de altíssima qualidade, deve sair no máximo e chutando alto uns R$ 200,00. Aí você bota custos de feitio, estocagem, remessa, impostos e outras cositas. E mete o lucro em cima. Um tróço desses NUNCA vai poder valer mais do que R$ 1.500,00 sendo bem generosa. Isso imaginando que o que está sendo usado é o top-do-top. E que vai durar MUUUUUUUUUUITOS anos.


Vou dar um exemplo bem prático. Há 10 anos comprei, depois de namorar muito, uma bota da Guaraná Brasil. Cano até o joelho, salto alto, toda style, couro de primeira qualidade. Sabem quanto paguei? R$ 400,00, e foi chorando. Mas eu cá estou com a bota ÓTEMA, lindona, 10 anos depois. E olha que eu USO essa bota, viu. Nunca precisei trocar o solado, só o salto. Ou seja, foi uma ótima compra.


Aí você vai me dizer: "Ah, mas um tamanco da Chanel é um tamanco da Chanel!"


Tá, e daí? Só porque ele é de grife precisa ser essa EXORBITÂNCIA? Esse dinheiro dá pra comprar um CARRO usado, meupai! Ah, mas rico não liga pra isso. Pois DEVIA ligar. De tamanco em tamanco sua fortuna vai pro ralo em BOBAGEM. Tanta coisa melhor pra gastar a grana e vai gastar em TAMANCO de R$ 7 mil? Por Deus... vai ajudar uma instituição, vai alimentar seres humanos, vai ajudar a castrar animais de rua! É MUITA futilidade, sinceramente!


Se EU fosse muito rica? Já pensei nisso. Imaginemos que eu ganhasse na Megasena acumulada. Olha BEM pra minha cara e vê se eu tenho cara de quem joga dinheiro pela janela. Se eu pagar mais de R$ 1 mil num sapato, eu mesma me estapeio até virar gente. O mesmo vale pra bolsas Prada. PRA QUÊ vou gastar R$ 10 mil numa bolsa???? Cara, tenho 3 bolsinhas de festa LINDAS aqui e a mais cara paguei R$ 150,00. NUNCA gastaria R$ 50 mil num vestido. É um pedaço de PANO, meldels. Meu vestido mais chique me custou R$ 490,00, fui em coquetéis e casamentos de gente MUITO chique com ele sem fazer feio. Estava super elegante. Não pode custar o mesmo que um carro de luxo um tróço desses! Não faz sentido!


E uma festa, então? A gente vê fulano pagar R$ 200,00 num cento de brigadeiros de grife. Cara... minha mãe faz um tão gostoso quanto e sai por 10% desse valor. Há uns meses fui num café aqui da cidade e paguei num quiche de queijo R$ 5,00. Minha mãe faz um MUITO mais gostoso por R$ 1,50. E o que dizer, então, de certos vinhos que custam R$ 20 mil UMA garrafa? Fala sério. Nem que tivesse gotículas de ouro justificaria um preço desses. É um negócio que você degusta por umas horas e no dia seguinte vai embora como xixi! Será que essas pessoas TEM noção do dinheiro jogado FORA? Nem que for  OOOO nectar dos deuses, não vale isso.


As pessoas estão absolutamente SEM NOÇÃO do valor do dinheiro. Sem noção do valor do material e do trabalho. Nem que eu fosse MUITO rica eu jogaria dinheiro no ralo. 


DINHEIRO NÃO ACEITA OFENSA!



2 comentários:

Coaracy disse...

Tem coisas que são muito complexas para o meu cérebro, essa é uma delas,e o que voce diz de gente que joga tudo o que tem em cassino, bimgo, corrida de cavalos etc?

Leh ou Helena disse...

Tem gente que acha que o "célebro"(cérebro, claro!) está nos pés... ou seja lá onde for, menos onde deveria. Se pudessem andariam cona etiqueta pendurada.