domingo, 23 de agosto de 2009

Too much information


Tô aqui PASMA com a quantidade de informação que os nossos neurônios são obrigados a decodificar. Perceba o mundo à sua volta: Orkut, Facebook, Twitter, Fotolog, MSN, Games online, Fóruns, GTalk, Skype, Blog, E-mails, SMS's, telefonemas no celular, no telefone fixo, notícias na TV, no rádio, na internet, no celular, jornais, revistas, sinal de fumaça, pombo correio, etc, etc, etc.

Isso sem contar a quantidade de senhas envolvidas nesses processos todos. Você tem senha e login para cada um desses serviços (usar a mesma senha para todos considero temeridade, pois um hacker pode invadir seu pc e literalmente apagar sua vida online), fora as senhas de internet banking, de caixa eletrônico, do cartão de crédito. Dê graças a Deus se você tem apenas UMA conta-corrente, senão lá vem MAIS senhas a guardar.

Fico imaginando ONDE o ser humano consegue ter TEMPO e PACIÊNCIA para administrar TODOS esses serviços e ainda conseguir tempo para VIVER! O.o

Vamos lá, deixa eu pensar o que tenho e que já toma muito meu tempo: 3 e-mails (trabalho, amigos e spam), 2 Orkut's (um para pessoal que conheci no Orkut e outro para amigos/família), MSN, Gtalk (que quase nunca entro), Fotolog de trabalho, Blog, Internet Banking, Steam (senha única para vários jogos), um site de games online, SMS no celular, sites de notícia. Gente, e isso já toma um tempo do caramba! Eu mesma esqueço sempre de passar por alguns (por isso o blog ficou tanto tempo parado). Fico imaginando quem consegue ter TODOS e mais alguns. Tentei fazer Facebook, não curti e deletei. Tentei fazer um Twitter, achei um saco e tá lá parado. Tive Skype e deletei. Nos outros nem quero entrar, porque simplesmente NÃO DÁ! O.o

Me pego pensando: onde esse pessoal acha tempo pra trabalhar, estudar, namorar, ver a família, sair com amigos! Será que essas pessoas vivem unicamente uma vida virtual? Não consigo me imaginar tendo mais do que já tenho na internet. Se já está mega difícil administrar isso, nem me imagino com o restante.

Fato é que nosso cérebro está tendo uma carga gigante de informações a administrar, e isso não é natural do ser humano. Não somos computadores de 20 Terabytes ambulantes, pra guardar TANTA informação. Penso que é por isso que as pessoas andam tremendamente estressadas, pois não estão mais conseguindo administrar TANTA coisa na cachóla. Tem-se coisa demais, e tempo de menos. Ninguém consegue viver dessa forma.

Felizes eram os seres humanos há 30 anos. As relações sociais eram muito mais profundas, mais sinceras, tinha-se tempo de estudar, trabalhar, ver a família, curtir os animais, a natureza, namorar, viajar. Hoje estamos num processo de auto-destruição. Estamos destruindo coisas que REALMENTE importam, em nome de permanecermos up-to-date com as novas tecnologias. As coisas que DE FATO importam estão sendo jogadas no ralo, e com isso o ser humano se torna infeliz. Infeliz, estressado, doente, neurótico e robotizado. Uma pena! =(

UPDATE: me rendi ao Twitter. É o começo do meu fim... kkkkkkkkkkkkk =P

Um comentário:

Paulo Renato disse...

Será que nos salvamos? Acho que sim, acredito que ainda vamos viver mais humanamente - alguma coisa até já resgatamos, inclusive com a ajuda das máquinas...